quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fórum discute Saúde no Sistema Penitenciário.

Cadeia lotada


O mandato da deputada estadual Enfermeira Rejane acompanha desde o início as reuniões do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário, instalado em abril. Na última quarta-feira (14) foi realizada a sua sexta e última reunião do ano, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
“As precárias condições de saúde e de acesso à prevenção e tratamento das pessoas presas e as condições de trabalho dos profissionais de saúde e assistência penitenciária precisam ser discutidos para que se encaminhem as soluções”, avalia a parlamentar.
A série de encontros analisou vários aspectos e avançou na discussão sobre a saúde no sistema penitenciário. No próximo ano, um dos objetivos do fórum será a promoção de um encontro nacional e a transformação do Plano de Saúde no Sistema Penitenciário em uma política nacional. A adesão, atualmente, é feita a partir da iniciativa de cada estado. Essa transformação irá contribuir para uma maior articulação entre os Ministérios da Justiça e o da Saúde.
Para o ano de 2012 o fórum tem como meta: maior articulação com egressos e familiares das pessoas presas para participação no Fórum; lutar pela conquista de um espaço de representação dos familiares de pessoas privadas de liberdade nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde; investimento na articulação do FPSSP com outros Fóruns existentes que tratam da temática saúde e justiça; participação na organização do encontro nacional, e a elaboração de agenda fixa para os encontros do fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário