segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Parlamentares da Indonésia visitam Cofen para conhecerem sobre a Enfermagem no Brasil .

Uma comissão formada por parlamentares, médicos e professores universitários da Indonésia se reuniram, no dia 8 de dezembro de 2011, com o Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, com o intuito de obter informações sobre a regulamentação da profissão de Enfermagem do Brasil.


Atualmente, na Indonésia, está em tramitação o processo de regularização do profissional de Enfermagem. Participaram também da reunião os Conselheiros Federais, Osvaldo Albuquerque e Márcio Barbosa, o Procurador-Geral, Joaby Ferreira, e o assessor Magno Guedes.
A grande concentração populacional e a extensão do território foram algumas das semelhanças entre Brasil e Indonésia apontadas pela comissão e que a levaram a escolher o Brasil como fonte de pesquisa para a regulamentação da profissão de Enfermagem no país asiático.
O Presidente do Cofen expôs a atual configuração do exercício da Enfermagem do Brasil, desde a criação da profissão em 1923 até a criação dos Conselhos profissionais, com a competência de fiscalizar, disciplinar e regulamentar o exercício profissional nas questões éticas e normativas.
Neri ressaltou a atuação autônoma dos conselhos profissionais e a independência financeira adquirida mediante a cobrança das anuidades, as quais possuem caráter obrigatório para aqueles que exercem a profissão.
Os visitantes indonésios se mantiveram bastante atentos às informações repassadas por Neri e agradeceram a hospitalidade e atenção prestadas pelo Conselho. Umas das dúvidas apontadas e esclarecidas pelo Presidente foi a relação entre a demanda de profissionais e a necessidade do atendimento à população em geral.


Fonte: Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário